Categorias

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cebola de Vaso

Cebola de vaso 

Olá, pessoal depois de algum tempo sem postar e com problemas de conexão com a internet, falarei sobre uma espécie de planta rara no Brasil, que inclusive por sua raridade não é fácil de se encontrar na literatura, dados sobre esta espécie interessante e bem diferente das demais.
Com a ajuda do Sr Silvio Antônio Maria– Téc Florestal e possuidor de alguns exemplares, obtivemos algumas informações a respeito desta bela planta, conforme mostramos a seguir:

Nome Científico: Bowiea volubilis.

É uma planta originária da África do Sul, portanto uma planta exótica e pertencente à família Liliaceae.

Esta espécie apresenta um aspecto estranho, pois é formada por bulbos que localizam-se praticamente inteiros fora do vaso.
Esta planta necessita de condução (estruturas que dão suporte ao seu crescimento) e seu caule pode chegar a medir até 2,5 m de comprimento. Já seus bulbos podem chegar a medir até 25 cm de diâmetro.
A cebola de vaso, embora receba este nome, não é comestível e alguns autores afirmam até que seu bulbo é venenoso.
É uma espécie que não tolera frio excessivo (abaixo de 10 ºC) e suas regas necessitam ser efetuadas assim que suas hastes começarem a crescer no verão. Esta planta, porém não tolera sol excessivo, devendo ficar em local claro, mas sem a incidência direta do sol. Já o substrato utilizado para o plantio deve ser bem permeável.
Com o passar do tempo, novos bulbos se formarão próximo ao principal, dividindo-os, novos exemplares serão formados. É normal suas hastes secarem no inverno, dando a impressão de que a planta morreu, mas com a chegada da primavera, nota-se meio que de repente, que uma nova brotação surge e cresce de maneira muito rápida.

Estas plantas podem viver até 100 anos se forem bem conduzidas e cultivadas em local apropriado. É uma espécie realmente muito interessante e que não pode faltar na relação de plantas de colecionadores.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Gerânio Pendente

Gerânio Pendente - Pelargonium peltatum
Da família Geraniaceae, é originária da África.
Herbácea pendente, esta bela planta é muito decorativa e utilizada principalmente em jardineiras elevadas, normalmente abaixo de janelas ou varandas. Existem variedades das mais diversas cores, dobradas ou não.
É uma planta que deve ser cultivada à pleno sol e que prefere solos bem drenados. Multiplica-se por estaca e requer manutenção constante, devendo ser retiradas suas  folhas velhas e secas que permanecem em suas hastes por um bom período de tempo antes de caírem. Entretanto com manutenções periódicas esta planta permanece bela e alegra muito o ambiente. Existe também uma variedade de Gerânio não pendente.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Parte de documentário exibido pela BBC - A Vida Secreta das Plantas.

Aqui vai mais um vídeo interessante, que é parte de um documentário exibido pela BBC - A vida Secreta das Plantas.
Este vídeo nos mostra como determinar a idade de uma árvore após sua morte e ainda apresenta o ser vivo mais velho existente na terra.
Vale a pena conferir.




quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ipê-rosa

Ipê-rosa - Tabebuia avellanedae
                Tabebuia heptaphylla
                Tabebuia impetiginosa

Da família Bignoniaceae, estas plantas são originárias do Brasil.
São árvores que apresentam característica marcante de perderem quase todas as suas folhas no inverno, que dão lugar à belos conjuntos de flores rosas em seus galhos. As árvores ficam inteiramente cobertas por estas maravilhosas flores, destacando-se de longe em qualquer paisagem onde estejam inseridas. A floração ocorre geralmente  entre os meses de junho e agosto.
Estas árvores que possuem copa frondosa, podem chegar a medir até 30 m de altura. São plantas de extrema beleza e portanto são muito utilizadas no paisagismo, enfeitando parques e praças, conferindo sempre muita beleza ao local. Podem ser utilizadas também em reflorestamentos, visto que trata-se de uma planta nativa do Brasil.


Ipê-rosa florescendo em centro urbano.



Pequeno Ipê-rosa florescendo no estacionamento de um shopping.