Categorias

domingo, 12 de maio de 2013

Léia rubra


Léia rubra – Leea rubra
Família - Vitaceae
É uma planta arbustiva, originária da Ásia, e que como seu nome diz, apresenta uma coloração rubra. Uma característica interessante é que seus ramos, folhas e flores possuem todos a mesma tonalidade. Suas flores aparecem na primavera e verão, mas sem muito esplendor. A Leia rubra é muito utilizada em decoração, porém, mais pelo fato da bela coloração de sua folhagem, do que pela floração. É um arbusto que chega a atingir cerca de 2,5m de altura e ramifica-se. No paisagismo é muito utilizado em beiras de muros, em canteiros ou em vasos, sempre à meia sombra e em terrenos bem drenados.
A planta é tóxica e somente deve ser utilizada em locais onde não exista risco de acidentes, principalmente envolvendo crianças.

16 comentários:

  1. Esta planta parece bem bonita. Ela vai bem no interior de residencias que apresentam bastante claridade, porem sem sol direto?
    Obrigada e parabens pelo site.
    Ana Lucia de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Lúcia, esta planta pode sim ser cultivada dentro de casa, desde que não fique em locais onde ocorra exposição direta ao sol. Ela vai muito bem em vasos, porém devem ser optados aqueles mais profundos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliano,
    Tenho uma Leea Rubra em vaso fundo, fica em local iluminado sem luz direta do sol. Como devo podar, visto que só há um ramo, e como posso fazer mudas?
    Obrigado,
    Celso

    ResponderExcluir
  4. Olá Celso, desculpe a demora para responder pois fiquei sem net por vários dias. Mas vamos lá, as mudas você pode fazer, dividindo as brotações, mas no seu caso acredito que seja melhor realizar um transplante para outro vaso, com terra mais fértil, para que a planta se desenvolva melhor. O fato dela estar com apenas uma haste pode significar algumas coisas como por exemplo má nutrição ou até mesmo baixa luminosidade. O ideal seria transplantá-la para outro vaso e somente depois realizar podas e fazer mudas. Porém atenção, esta é uma dica geral, pois cada caso é um caso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá,como fazer p\ q minha leea rubra se desenvolva? Tenho 1 a mais de 14 anos e continua da mesma altura de qdo ganhei.Saem folhas novas galhos, mas ela nem enche e nem cresce.Um grde abço

    ResponderExcluir
  6. Talvez ela precise ser colocada em um vaso maior, com uma nova porção de terra adubada. Muitas vezes o solo em que ela está plantada está com poucos nutrientes, necessitando de renovação. Outro motivo pode ser o fato dela estar em local desapropriado para o seu desenvolvimento. Procure mudá-la um pouco de lugar. Algumas plantas quando têm seu crescimento reduzido é devido a algum estresse, e os mais comuns são devido a falta ou excesso de algum elemento ou fator (nutrientes e ou condições climáticas).

    ResponderExcluir
  7. Olá juliano, boa noite! Acabo de comprar uma leia rubra e gostaria de colocar na minha sala. Porém, tenho uma gata que adora comer plantas. Ela é perigosa a saúde dos animais? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Sr., Minha Lea verde está exalando uma resina que fica como uma cola no piso da sala de espera onde fica.É uma sala bem fechada. O que fazer? Atenciosamente. Angela de Ávila.

    ResponderExcluir
  9. tenho 02 leea verdes e estou com problemas, uma esta com manchas marrons ena folagem e a outra esta com uma substancia verde no caule pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, gostaria de saber como podar

    ResponderExcluir
  11. Essa planta é regada quantas vezes por dia ?

    ResponderExcluir
  12. Ela é tóxica para passaros? Queria colocar dentro de um viveiros de passaros

    ResponderExcluir
  13. Ela é tóxica para passaros? Queria colocar dentro de um viveiros de passaros

    ResponderExcluir
  14. Oiii ganhei uma muda da leea rubra é linda amei só que ela murchou as folhas e estão secando comprei um adubo próprio tomo muito cuidado na hora de rega pois ela não gosta de muita água e não sei oq fazer!!! Me ajuda não quero perder a muda,ela estava no quintal agora está dentro de casa me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi tenho uma planta dessa e a minha está com as folhas machadas de branco por baixo das suas folhas.O que fazer?

    ResponderExcluir