Categorias

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Arborização Urbana

Arborização urbana

Este é um assunto bastante relevante, principalmente nos grandes centros, visto que a sociedade cada vez mais se agrupa nas grandes cidades e que a mobilidade urbana tem sido tema de inúmeras discussões e debates.
Ao andar pelas ruas das cidades, é muito comum visualizar diversas situações, onde uma árvore mal plantada provoca diferentes transtornos. Um cadeirante, por exemplo, não consegue passar em determinados lugares, pelo fato da calçada estar destruída por raízes de alguma espécie de árvore. Outras árvores apresentam copa muito baixa e volumosa, o que impede o trânsito de outros pedestres na calçada. Existem também algumas outras espécies que apresentam galhos muito baixos e portanto um “agachamento” é inevitável por parte do transeunte. Porém o problema mais comum e visível de todos refere-se àquelas plantas de porte elevado e que são praticamente “destruídas” pelas concessionárias de energia para que estas possam realizar a manutenção necessária à rede elétrica.
Esses são apenas, alguns problemas que o plantio de espécies erradas pode causar. Outros problemas, como danos estruturais às construções civis, também são mais comuns do que parecem, não é difícil encontrar muros com rachaduras, paredes de casas despedaçando, guias de calcadas levantadas e rompimento das tubulações de água e esgoto.
Em função de todos estes problemas possíveis e comuns de acontecerem por toda a cidade, é evidente que este tema deve ser debatido pelos diversos setores da comunidade e talvez, um “start” deva ser o planejamento sobre a escolha das espécies ideais a serem plantadas nas calçadas, evitando assim que a cidade não pereça com problemas estruturais e que também não vire um deserto de pedra.

Após algumas pesquisas realizadas, tentei identificar algumas espécies que apresentem boas características para tal finalidade e abaixo segue uma relação das espécies que julgo atender as expectativas “funcionais”, além de fornecer beleza ao local.


Algumas espécies de plantas que apresentam características adequadas para arborização urbana.

É claro que as espécies listadas acima, têm finalidade apenas educativa e as prefeituras municipais devem ser consultadas antes que qualquer plantio seja realizado. Algumas prefeituras podem apresentar até planejamentos específicos para cada bairro da cidade, muitas vezes determinando espécies distintas para cada local da cidade.
Portanto, este assunto deve ser estudado e conversado com as autoridades locais antes da realização do plantio. Assim sendo, com certeza as cidades ficarão mais bonitas e a sociedade não padecerá, pelo menos, de alguns transtornos funcionais.
A Prefeitura de São Paulo disponibiliza em seu site um manual técnico sobre arborização urbana e também sobre poda de árvores conforme links a seguir:

Manual de Arborização Urbana - Prefeitura de São Paulo

Manual de Poda de Árvores- Prefeitura de São Paulo



 Ipê-rosa plantado em local inadequado e mal "podado" por concessionária de energia.



Quaresmeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário